A Guide for Anti-Corruption Risk Assessment
A avaliação eficaz e a mitigação do risco de corrupção de uma empresa tem sido um elemento de muitos acordos recentes com agências reguladoras, tendo em plano de destaque na Orientação de Boas Práticas sobre Controles Internos, Ética e Conformidade da OCDE quanto na Orientação emitida para acompanhar a Lei de Suborno do Reino Unido. É também um elemento crítico da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, incluindo o 10º Princípio do Pacto Global das Nações Unidas.
Nesse sentido, UN Global Compact desenvolveu este documento para fornecer uma orientação passo a passo de como conduzir uma avaliação do risco anticorrupção neutra e independente, componente-chave de um programa anticorrupção em qualquer empresa, mesmo tendo em conta que o escopo adequado de uma avalaição, assim como o seu contexto e variedade de fatores (setor, tamanho, alcance geográfico e escopo, etc.) variam de empresa para emrpesa.
O documento inclui informações sobre os esforços anticorrupção, a importância de uma avaliação de risco eficaz e os usos potenciais dos resultados de uma avaliação. São também disponibilizados igualmente uma série de princípios que podem ser adotados e ainda um processo de seis etapas para estabelecer uma avaliação de risco: estabelecer o processo, identificar os riscos, classificar os riscos, identificar controles de mitigação, calcular o risco residual remanescente e desenvolver um plano de ação.
Ano de publicação: 2013
Autor: UN Global Compact
O Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact) é um apelo da Organização das Nações Unidas (ONU) às empresas para o alinhamento voluntário das suas operações e estratégias com dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, e agir em apoio aos objetivos e questões da ONU. O Pacto Global da ONU é uma plataforma de liderança para o desenvolvimento, implementação e divulgação de políticas e práticas corporativas responsáveis.
Lançada em 2000, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 12.000 signatários em 145 países.
Mais informação: https://www.unglobalcompact.org/library/411