A corrupção permite abusos dos direitos humanos, desencadeando uma espiral viciosa e escalada. À medida que os direitos e liberdades são corroídos, a democracia declina e o autoritarismo toma o seu lugar, o que por sua vez permite níveis mais elevados de corrupção. Por isso, todos os anos, a Transparência Internacional elabora e publica o Índice de Perceção da Corrupção. Em 2021, a média global permanece inalterada pelo décimo ano consecutivo, em apenas 43 dos 100 pontos possíveis. Apesar de vários compromissos, 131 países não fizeram progressos significativos contra a corrupção na última década. Dois terços dos países têm pontuação abaixo de 50, indicando que têm sérios problemas de corrupção, enquanto 27 países estão com a pontuação mais baixa de todos os tempos.
O ano passado [2020] trouxe exemplos perturbadores, desde o assassinato de defensores dos direitos humanos e encerramento de meios de comunicação, até escândalos de espionagem do governo (como o Projecto Pegasus). O respeito pelos direitos humanos é essencial para controlar a corrupção, porque os cidadãos com poder têm o espaço para desafiar a injustiça. A pandemia global da COVID-19 também tem sido utilizada em muitos países como desculpa para restringir as liberdades básicas e para pôr de lado importantes freios e contrapesos. E, apesar do crescente impulso internacional para pôr fim ao abuso de empresas anónimas de fachada, muitos países com sectores públicos relativamente “limpos” continuam a permitir a corrupção transnacional. Há uma necessidade urgente de acelerar a luta contra a corrupção se quisermos pôr fim às violações dos direitos humanos e ao declínio democrático em todo o mundo.
Desde a sua criação em 1995, o Índice de Perceção da Corrupção tornou-se o principal indicador global de corrupção no setor público., classificando atualmente 180 países e territórios em todo o mundo com base nas perceções de corrupção no setor público.
Ano de publicação: 2021
Organização: Transparência Internacional
Mais informação: https://www.transparency.org/en/cpi/2021
ISBN: 978-3-96076-198-3
Veja um vídeo sobre o Índice de Perceção de Corrupção (da autoria da TI):