A edição de 2021 do Barómetro da Corrupção Global (GCB) sobre a União Europeia fornece uma visão aprofundada das opiniões dos cidadãos sobre corrupção, bem como suas experiências de suborno e favoritismo em todo os Estados-Membro da União Europeia.
Com base no trabalho de campo realizado entre outubro e dezembro de 2020, o GCB entrevistou mais de 40.000 pessoas em 27 países da Europa. Pela primeira vez desde a sua estreia em 2003, os resultados do GCB são representativos não só a nível nacional, mas também a nível subnacional, de acordo com a Nomenclatura oficial das unidades territoriais para estatísticas da UE (nível NUTS I ou NUTS II).
Os resultados mostram que quase um terço dos cidadãos inquiridos pensa que a corrupção está piorando em seu país e quase metade diz que seu governo não está a fazer o que lhe compete no combate à corrupção.
Ano de publicação: 2021
Autor: Roberto Martinez B. Kukutschka
Investigador da Transparency International (TI), especialista em ferramentas de medição de corrupção e o “capitalismo de compadrio”. Antes de ingressar na TI, Roberto trabalhou como investigador associado no Centro Europeu de Pesquisa para Anticorrupção e Construção do Estado (“European Research Centre for Anti-Corruption and State-Building“), tendo também sido investigador em projetos de grande escala, designadamente o ANTICORRP e DIGIWHIST, financiados pela União Europeia. Antes disso, Roberto foi Chefe do Departamento Anticorrupção do Serviço de Administração Tributária do México, onde era responsável por supervisionar a aplicação e implementação da convenção antissuborno da OCDE e da UNCAC. Possui um mestrado em Políticas Públicas pela Hertie School of Governance em Berlim
Entidade Promotora: Transparency International
Mais informação: https://files.transparencycdn.org/images/TI_GCB_EU_2021_web_2021-06-14-151758.pdf
ISBN: 9783960761792