Skip to content Skip to footer
All4integrity

Factos sobre corrupção

0 %

Peso da corrupção no PIB

O Parlamento Europeu estimou que a corrupção em Portugal custe anualmente o equivalente a 8% do PIB; Pouco menos do que a % do orçamento anual da saúde.

Fonte: The costs of corruption across the EU, The greens/efa in the Euroepan Parliament, 2018

0 %

Peso da corrupção na dívida pública

Estima-se que o montante dos casos de corrupção conhecidos equivale a 30% da dívida pública nacional.

(Paulo de Morais*, 2015) *Co-fundador e ex-Vice Presidente da Direção da Transparência e Integridade Portugal. Ex-candidato a Presidente da República.

0 %

% das medidas implementadas

Em 2019, de acordo com o GRECO (entidade do Conselho da Europa que monitoriza o combate à corrupção), apenas 1 das 15 medidas anticorrupção recomendadas em 2016 foi plenamente implementada em Portugal (que corresponde a 6,7%);

0 º

lugar no ranking

Nos últimos 21 anos Portugal regrediu do 23º (2000) para o 32º lugar em termos de corrupção no sector público.

(Corruption Perception Index, 2021)

Portugal voltou a ser desclassificado da categoria “país totalmente democrático”, refletindo sinais evidentes da cada vez maior e corrosiva da falta de transparência e integridade na gestão do Estado Português.

(The Economist, 2021)

Em fevereiro de 2021, a Comissão Europeia abriu um processo de infração contra Portugal devido à incorreta transposição para a legislação nacional das regras europeias contra a lavagem de dinheiro.
A estratégia nacional de combate à corrupção 2020-2024 é “vaga, insegura e acanhada, excessivamente legalista e muito pouco ambiciosa”.

(Associação Transparência e Integridade – Portugal, 2020)

Segundo a OCDE, entre todos os seus países, Portugal tem dos índices mais baixos de confiança no governo (25%) e dos maiores índices de perceção da corrupção (80%)