Este artigo descreve uma nova abordagem para ajudar os políticos, líderes e gestores a desenvolver melhores estratégias para reduzir a corrupção. A Abordagem de Foco Sectorial e Reformulação, ou SFRA, é aplicável tanto em ambientes de países desenvolvidos como de países em desenvolvimento.
A abordagem da SFRA tem evoluído ao longo de vários anos, através de uma combinação de envolvimento prático com reformistas em vários sectores (como a defesa, a saúde e a educação), em vários países em distintas fases de desenvolvimento, e dos desafios à investigação existente em matéria de anti-corrupção.
Os conhecimentos que permitiram à SFRA emergir como uma metodologia prática incluem o seguinte: as estratégias precisam de estar atentas à linguagem, costumes e características do sector em particular; a gama de questões de corrupção num sector pode ser abrangido por 20-40 problemas concretos de corrupção; é quase sempre possível ter uma discussão aberta sobre as questões de corrupção dentro de um sector, mesmo quando muitos dos actores estão profundamente envolvidos na corrupção ou na troca de favores; os objectivos da reforma da corrupção precisam geralmente ser reformulados; e, finalmente, a maioria dos reformadores tem uma compreensão algo básica do que pode ser uma “medida de reforma da corrupção”.
Ano de publicação: 2020
Autor: Paul M. Heywood e Mark Pyman
Entidade Promotora: Curbing Corruption
Mais informação: https://curbingcorruption.com/wp-content/uploads/2020/12/210111-Pyman-and-Heywood-2020-Sector-Focus-and-Reformulation-Approach.pdf